Você parou ou reduziu a prática de atividades físicas e agora quer voltar? Se sim, saiba que é preciso ter cuidado ao voltar a praticar exercícios.
A ajuda de um profissional capacitado é essencial nesse processo, pois muitos pacientes podem encontrar um quadro de fraqueza e diminuição da massa muscular, perda de massa, menos força e resistência.
Por isso, antes de retomar os exercícios, é de suma importância realizar uma avaliação física completa.
Identificação de fatores de risco e intensidade na prescrição dos exercícios: entenda essa relação
Entendemos que cada paciente é único e por isso possui suas individualidades.
Sendo assim, na unidade de treinamento funcional do Espaço Maria Inês, realizamos uma avaliação física completa para que a prescrição do treinamento seja individualizada.
Essa avaliação consiste em:
✅Anamnese
✅Estratificação de risco
✅Medidas antropométricas
✅Composição corporal
✅Testes “multifuncionais” (capacidade cardiometabólica, resistência e força muscular, equilíbrio, core, encurtamentos e desequilíbrios musculares)
Essa avaliação é fundamental para a identificação de fatores de risco, como obesidade, sedentarismo, histórico familiar de doença cardíaca, hipertensão, hipercolesterolemia, diabetes, entre outros. Além de mostrar quais as restrições e recomendações de treino para cada indivíduo.
Somente dessa forma saberemos o método de treinamento mais adequado para o nosso cliente e qual o nível de intensidade pode treinar. Como consequência poderemos prescrever os exercícios de maneira mais assertiva, segura e individualizada.
Junior Mendes | Cref 016718-G/MG
A artrite reumatoide (AR) é uma doença inflamatória crônica, autoimune e de causa desconhecida. Suas principais características são a inflamação articular, acompanhada de dores nas articulações e frequentemente está associada à destruição das articulações, degradando ossos e cartilagens. Nessa doença ocorre o aumento da quantidade de fatores pró-inflamatórios. O exercício pode ser um excelente aliado no tratamento trazendo inúmeros benefícios como: • Melhora da saúde … Continue reading Benefícios do exercício na artrite reumatóide
Leia maisPara um treinamento completo do ombro precisamos trabalhar exercícios que estabilizam todo o complexo, bem como exercícios que movimentam o mesmo. Existe uma relação direta entre carga x resposta para se obter ganhos ótimos de força e hipertrofia, ou seja, cargas mais altas levam a ganhos maiores de força. E para levantar cargas maiores com … Continue reading Ombro: estabilidade e proteção x força e hipertrofia
Leia mais