A Osteopatia surgiu nos Estados Unidos, cujo criador foi Andrew Taylor Still (1828 – 1917). No Brasil ela teve início em 1989. Esse tratamento foca no paciente como um todo, procurando identificar a origem das dores e não apenas eliminar as consequências do problema.
A Osteopatia estabelece seus quatro princípios fundamentais:
A estrutura governa a função
Quando a estrutura está alterada, a consequência é a alteração da função.
Unidade corporal
Apesar do estudo do corpo humano ser dividido em partes, ele é uma grande unidade. Qualquer acontecimento em determinada parte do corpo irá repercutir em outras regiões.
Autocura
Quando em equilíbrio o corpo humano tem a capacidade de regeneração e de recuperação energética, isso é chamado de Homeostase.
Lei da artéria
A livre circulação de fluidos e informações ao sistema nervoso garante o bem-estar e a saúde física em geral. Os tecidos corporais só funcionarão bem se estiverem sendo bem nutridos.
O Osteopata vai utilizar as mãos como instrumento, recorrendo a várias técnicas terapêuticas manuais. E por meio da Osteopatia podemos tratar uma gama de disfunções que envolvem: dores ciáticas; lombalgias; dorsalgias; cervicalgias; hérnias discais; escolioses; torcicolos; entorses; epicondilites; tendinites; síndromes do túnel do carpo e contraturas musculares. Ela também é eficaz em casos de enxaquecas, dores de cabeça, problemas digestivos, vertigens, insônia, sinusite, estresse, constipação, tensão.
Texto por: Matheus Rodrigues | Crefito 4/332861-F
A artrite reumatoide (AR) é uma doença inflamatória crônica, autoimune e de causa desconhecida. Suas principais características são a inflamação articular, acompanhada de dores nas articulações e frequentemente está associada à destruição das articulações, degradando ossos e cartilagens. Nessa doença ocorre o aumento da quantidade de fatores pró-inflamatórios. O exercício pode ser um excelente aliado no tratamento trazendo inúmeros benefícios como: • Melhora da saúde … Continue reading Benefícios do exercício na artrite reumatóide
Leia maisPara um treinamento completo do ombro precisamos trabalhar exercícios que estabilizam todo o complexo, bem como exercícios que movimentam o mesmo. Existe uma relação direta entre carga x resposta para se obter ganhos ótimos de força e hipertrofia, ou seja, cargas mais altas levam a ganhos maiores de força. E para levantar cargas maiores com … Continue reading Ombro: estabilidade e proteção x força e hipertrofia
Leia mais