Blog

22 de junho de 2023

Avaliação postural adequada: saiba a importância

Para manter o equilíbrio, o corpo utiliza os sistemas visual, vestibular e proprioceptivo. Esses sistemas enviam informações sobre o estado do corpo para o sistema nervoso central para estabilizar o corpo.

A propriocepção influencia na modulação da postura, sendo os pés a base de toda sustentação e alinhamento do centro de gravidade corporal. A manutenção do equilíbrio ocorre pelos estímulos vindos do pé, com os seus mecanorreceptores que, em conjunto com o cérebro, geram esse controle a fim de manter a base de suporte.

O uso de palmilhas, quando necessário, melhoram a eficiência do controle postural em diversas situações, como na posição ereta, na caminhada, nas atividades ocupacionais, corrida, durante a realização de exercícios físicos etc.

As análises das pressões plantares por meio da baropodometria durante as avaliações posturais em situações estáticas e dinâmicas, permite ao profissional obter informações necessárias para desenvolver palmilhas que redistribuam os focos de pressão nos pés com precisão, visando um reequilíbrio das estruturas e o alinhamento corporal, além de reduzir os impactos e os riscos de lesões.

São indicadas para pé plano, pé cavo, calcâneo valgo, calcâneo varo, esporão de calcâneo, fasceíte plantar, tendinites, metatarsalgias, perna curta, hálux valgo, hérnias de disco, alterações posturais e dores musculoesqueléticas em geral, visando assim o aumento do conforto, segurança e funcionalidade.

Dito isso, podemos concluir que a avaliação postural adequada e com um profissional qualificado é de extrema importância.

 

Referências:

https://doi.org/10.1590/1809-2950/18011827012020

 

Texto por: Matheus Rodrigues | Crefito 4/332861-F

Leia também