Blog

27 de abril de 2023

Artroplastia Total do Quadril: saiba mais sobre essa cirurgia

A Artroplastia Total do Quadril (ATQ) é uma cirurgia que substitui a articulação do quadril “doente” por uma articulação artificial (prótese). A articulação desgastada é substituída por componentes metálicos e plásticos, compondo um novo quadril seguro e confortável.

Os principais tipos de próteses são:
✅Próteses cimentadas (são fixadas ao osso do paciente pelo cimento acrílico)
✅Próteses não cimentadas (são ajustadas ao osso pelo cirurgião, e a fixação é feita, secundariamente, pelo próprio organismo através do crescimento ósseo para dentro da superfície porosa da prótese ou pela simples adesão do osso sobre a superfície dos materiais bioativos)
✅Prótese parcial (é utilizada para substituir a cabeça do fêmur)
✅Prótese total (é utilizada quando as cartilagens articulares estão irremediavelmente comprometidas)
✅Próteses híbridas (um dos componentes é fixado ao osso do paciente pelo cimento acrílico e o outro é fixado ao osso do paciente através do processo biológico natural do crescimento ósseo)

Essa cirurgia proporciona alívio da dor provocada por artrose ou outras doenças que prejudicam o funcionamento da articulação; correção de deformidades; recuperação do movimento da articulação, promovendo o retorno às atividades de vida diária e de locomoção, como sentar, andar, subir e descer escadas.

 

Importância da fisioterapia no pós-operatório de prótese de quadril

Os pacientes que se submetem a uma Artroplastia Total do Quadril (ATQ) serão acompanhados por uma equipe multidisciplinar, sendo que o fisioterapeuta tem papel fundamental no processo de recuperação.

A reabilitação do paciente tem início no hospital, no momento do pós-operatório imediato. E após a alta hospitalar ela deve continuar.

Aqui no EMI recebemos todas as informações sobre o quadro clínico do paciente, como tipo de prótese instalada, exames de imagens etc. Após essa anamnese, começamos com um trabalho alívio de dor, orientações nas Atividades da Vida Diária (AVDs), descarga de peso no membro, treino de marcha e fortalecimento.

Vale destacar a importância de o paciente fazer os exercícios recomendados pelo fisioterapeuta, pois eles irão trazer benefícios como força, equilíbrio, segurança e independência.

O objetivo do trabalho desempenhado pelo fisioterapeuta é restabelecer a movimentação do paciente, para que ele execute tarefas diárias sem dor. Com isso proporcionamos qualidade de vida após a cirurgia.

 

Adriana Braga | Crefito 4/115156-F

Leia também