A Hidroterapia utiliza-se das características intrínsecas da água (pressão hidrostática, flutuabilidade, viscosidade, densidade e temperatura) e as características dinâmicas (resistência ao fluxo e fluxo turbulento) para atuar como facilitadores no processo de reabilitação. Elas permitem que uma pessoa imersa em água possa praticar exercícios equilibrados e coordenar movimentos.
A água oferece resistência, o que ajuda a fortalecer os músculos, e leva a um aumento no gasto de energia sem sobrecarregar as articulações. A flutuabilidade da água reduz a pressão sobre os ossos, articulações e músculos facilitando o movimento e fornecendo sustentação ao paciente para realizar movimentos que não podem ser feitos em terra.
O ambiente de microgravidade permite que os pacientes participem ativamente do exercício devido ao alívio do peso corporal. Com a ausência de uma posição estacionária do corpo em água, os músculos são continuamente ativados para estabilizar o corpo. Isso possibilita a aquisição de força, flexibilidade e equilíbrio.
O calor e a flutuabilidade da água reduzem a percepção de dor e geram um relaxamento dos músculos, atuando em receptores térmicos e mecanorreceptores, influenciando assim os mecanismos segmentares da coluna vertebral.
A viscosidade retarda os movimentos e, portanto, o tempo resposta para readquirir um estado de equilíbrio após perturbações posturais é prolongado, reduzindo assim as quedas. Com menos medo de cair, o ambiente aquático é menos traumático, facilitando tarefas de reabilitação como o treinamento de equilíbrio.
O benéfico efeito da hidroterapia resulta de um combinado das propriedades da água e o conhecimento do terapeuta no emprego de diversas técnicas e métodos, de acordo com as necessidades e características de cada paciente.
Referências:
1 – Liang Z, Fu C, Zhang Q, Xiong F, Peng L, Chen L, He C, Wei Q. Effects of water therapy on disease activity, functional capacity, spinal mobility and severity of pain in patients with ankylosing spondylitis: a systematic review and meta-analysis. Disabil Rehabil. 2021 Apr;43(7):895-902. doi: 10.1080/09638288.2019.1645218. Epub 2019 Jul 29. PMID: 31355676.
2 – Giuriati S, Servadio A, Temperoni G, Curcio A, Valente D, Galeoto G. The effect of aquatic physical therapy in patients with stroke: A systematic review and meta-analysis. Top Stroke Rehabil. 2021 Jan;28(1):19-32. doi: 10.1080/10749357.2020.1755816. Epub 2020 Apr 27. PMID: 32340581.
Texto por: Matheus Rodrigues | Crefito 4/332861-F
A artrite reumatoide (AR) é uma doença inflamatória crônica, autoimune e de causa desconhecida. Suas principais características são a inflamação articular, acompanhada de dores nas articulações e frequentemente está associada à destruição das articulações, degradando ossos e cartilagens. Nessa doença ocorre o aumento da quantidade de fatores pró-inflamatórios. O exercício pode ser um excelente aliado no tratamento trazendo inúmeros benefícios como: • Melhora da saúde … Continue reading Benefícios do exercício na artrite reumatóide
Leia maisPara um treinamento completo do ombro precisamos trabalhar exercícios que estabilizam todo o complexo, bem como exercícios que movimentam o mesmo. Existe uma relação direta entre carga x resposta para se obter ganhos ótimos de força e hipertrofia, ou seja, cargas mais altas levam a ganhos maiores de força. E para levantar cargas maiores com … Continue reading Ombro: estabilidade e proteção x força e hipertrofia
Leia mais