Blog

30 de março de 2023

A fisioterapia aquática é indicada para quais tratamentos?

A Fisioterapia Aquática, também conhecida como Hidroterapia, consiste na realização de exercícios terapêuticos e métodos específicos dentro de uma piscina com água aquecida.

Ela é indicada para o tratamento de diversas patologias nas áreas da geriatria, neurologia, oncologia, ortopedia, reumatologia, entre outros. Ela pode auxiliar no tratamento de algumas patologias, como:

✅️Artrite, artrose ou reumatismo;
✅️Dificuldade respiratória;
✅️Dores articulares;
✅️Inchaço nas pernas;
✅️Lesões musculares;
✅️Problemas neurológicos;
✅️Problemas ortopédicos, como fraturas ou hérnias discais.

No Espaço Maria Inês o tratamento é individualizado. O objetivo é prevenir doenças, promover a saúde, tratar e reabilitar as alterações funcionais. Destacamos ainda que a fisioterapia aquática permite fortalecer os músculos, melhorar o equilíbrio, a coordenação, o condicionamento cardiorrespiratório e até a postura.

Mas vale lembrar a importância de uma avaliação adequada, pois nela o profissional poderá avaliar o tipo de dor (se é aguda ou crônica), qual o mecanismo da dor etc. Dessa forma, será indicado o tratamento adequado para cada paciente.

 

Dor aguda e crônica: entenda como a fisioterapia aquática pode ajudar

Ela é indicada para os dois tipos de dor. Entenda:

➡️DOR CRÔNICA

A fisioterapia aquática é uma ótima opção para a fibromialgia (por exemplo), que é uma dor crônica.

Em casos de fibromialgia, a cada dia a pessoa tem dor em um lugar, e os exercícios na água permitem tratar o corpo inteiro, otimiza o tratamento, além de ser uma terapia mais dinâmica.

A terapia em grupo é um importante aliado, pois ajuda na socialização, que é importante para o tratamento da dor crônica.

➡️DOR AGUDA

A fisioterapia aquática também é indicada para o tratamento de uma dor aguda. Por exemplo: um pós-cirúrgico imediato de joelho.

Se há necessidade de começar a reabilitação do paciente, mas não pode haver sobrecarga na articulação, a fisioterapia aquática é uma grande aliada, pois dentro da piscina você diminui essa sobrecarga.

Devido às propriedades da água, é possível reduzir a carga provocada pelo peso do corpo sobre as articulações e ossos ao mesmo tempo que se mantém a resistência, permitindo o crescimento muscular, mas sem provocar lesões em outros locais do corpo.

Sendo assim, podemos concluir que a fisioterapia aquática é abrangente. Ela acelera um tratamento numa condição aguda, que nos permite uma intervenção mais precoce, e numa condição crônica, com dor difusa como a fibromialgia, ela também é benéfica.

 

Luciana Guimarães | Crefito 4/31230-F

 

Leia também